Notícias

  • Home
  • Notícias
  • De Hospital de Caridade para Hospital Municipal São José – 120 anos de “Zequinha”

De Hospital de Caridade para Hospital Municipal São José – 120 anos de “Zequinha”


Disa Heit
1 de junho de 2023
De Hospital de Caridade para Hospital Municipal São José – 120 anos de “Zequinha”

Olá amigo da 89FM, que bom encontrar você por aqui!

Mais um tema interessante: “o cuidado com os  doentes da nossa cidade”.  

Prepara que vou te contar essa história bem resumida.

Em 1851, quando os primeiros imigrantes chegaram às nossas terras, uma das exigências do governo brasileiro para os projetos de colonização era a obrigatoriedade de serviço médico. Foi construído um galpão de madeira que serviu de hospital e a casa do primeiro médico Wilhelm Moeller (de origem norueguesa). As condições eram muito precárias e fez com que vários médicos, ano após ano, desistissem do cargo. Até que o Dr.Wiegand Engelke ficou por 13 anos no posto. 

Com esse tempo todo, já havia outra construção,  em outro endereço, que viria a ser o Hospital de Caridade. Situado na atual rua XV de Novembro, também não esquentou lugar e foi erguido uma terceira construção na atual Visconde de Taunay. Uma quarta construção foi feita, para administração, na mesma rua. 

 As décadas passaram e somente em 18 de outubro de 1903, enfim, foi colocada a pedra fundamental do novo prédio (a quinta construção) a ser erguido num terreno doado pelo padre Carlos Boegershausen, sob a condição de que o hospital fosse administrado pelas irmãs de caridade, Divina Providência. Condição aceita, começaram as campanhas de arrecadação de recursos, pelo fundo originado de impostos municipais, a participação do governo estadual e a participação da comunidade em festas, rifas e doações.

Em 1947, o hospital deixou de ser “de caridade” e passou para o Hospital São José. Em 1969, foi inaugurada mais uma ala na parte da frente, dando ao hospital o aspecto que tinha até pouco tempo atrás. Atualmente na frente há a construção do Complexo Ulysses Guimarães.

Desde 1950 é chamado de Hospital Municipal São José, para muitos é carinhosamente chamado “Zequinha”.

Eu disse que seria resumido.

Que bom que você esteve ate aqui comigo! Até breve!

Voltar