Ícone da dança, Pina Bausch tem documentário exibido em Joinville
Jhonatan Marques
23 de julho de 2024
Em 2011, dois anos após sua morte, a dançarina e coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009) ganhou um documentário pelas mãos de Wim Wender, diretor de filmes cultuados como “Paris Texas” e “Asas do Desejo”. Dedicado a um dos maiores nomes da dança contemporânea, “Pina” será exibido na Galeria 33 nesta quinta-feira (25), às 19h30, uma atração a mais para quem está no clima exuberante do Festival de Dança. A entrada é gratuita.
“Pina” utiliza a tecnologia 3D para capturar a essência do trabalho da artista, portanto, é mais do que um simples documentário, é uma experiência sensorial profunda e inesquecível. Ele explora a vida e a obra de Pina Bausch através das performances de sua companhia, o Wupperthal Tanztheater. Essa herança artística é capturada por Wenders de forma inovadora e sensível.
Nesse rompimento com a linha documental tradicional, a narrativa é construída sem a necessidade de uma linha do tempo linear ou depoimentos pessoais, mas sim através dos quadros das peças de Pina, reproduzidos pelos dançarinos que ela deixou como legado. Ao final, trata-se de uma ode belíssima ao movimento, ao corpo e à dança, uma verdadeira celebração da arte.