Casa da Memória – Venha conhecer o Cemitério dos Imigrantes
Disa Heit
4 de maio de 2023
Olá amigo da 89FM, que bom encontrar você por aqui!
Vamos continuar puxando esse novelo que é a história de Joinville. Quero te fazer uma pergunta. Você já visitou o cemitério dos imigrantes de Joinville? sabia que aquele nem foi o primeiro cemitério no centro da cidade? Pois é! Senta aí que eu vou te contar essa história.
O primeiro cemitério se localizava onde hoje é o casarão da antiga loja de calçados Apollo e a Drogaria Catarinense, bem ali na esquina da rua 9 de março com a rua Dr. João Colin.
Em um dia de muita chuva e de maré alta no ano de 1851. A cheia desfez túmulos, arrancou as lajes e fez esquifes boiarem em pleno dia pelas ruas centrais da pequena Schroedersort (antes de ser Colônia Dona Francisca). Os primeiros moradores, aflitos por ver os restos mortais de seus entes queridos irem para a corredeira abaixo, resolveram construir o novo cemitério na pequena colina da atual rua XV de novembro. É ali que estão enterrados os primeiros imigrantes da Colônia Dona Francisca, que depois se tornou nossa querida Joinville.
Pode não parecer, mas naquela colina descansam 490 pessoas, que amaram, conquistaram, desfrutaram e até sonharam com o futuro que hoje vivemos.
Confira o nome dos imigrantes mais célebres que estão enterrados no cemitério:
Ottokar Doerfell (1818/1906), o terceiro prefeito de Joinville. Fundador da Sociedade Harmonia-Lyra, Sociedade Ginástica, Sociedade de Atiradores, Kolonie-Zeitung (primeiro jornal impresso de Joinville). Túmulo: 448
Frederico Brustlein (1835/1911), incumbido pelo Príncipe de Joinville de administrar seus bens. Nono prefeito de Joinville. Construtor da primeira rede de água potável da cidade e responsável pelo plantio das palmeiras da Alameda Brustlein, conhecida como Rua das Palmeiras. Túmulo: 420
Georg Klaus von der Decken (1814/1847), um dos precursores da aviação na Alemanha. Túmulo: 451
Eugen Johann Gottlieb (Bogdan) Schmidt (1846/1914), que deixou grande descendência, entre eles os fundadores da Fundição Tupy. Túmulo: 360 b
Félix Heinzelmann (1860/1898), um dos fundadores do Corpo de Bombeiros. Túmulo: 428
Outras famílias têm suas sepulturas no Cemitério do Imigrante: Boehm, Colin, Delitsch, Fischer, Grossenbacher, Pfützenreuter, Hansen, Jordan, Krisch, Lepper, Müller, Parucker, Ravache, Rosenstock, Rosskamp, Schlemm, Vogelsanger, von Lange, entre outros.
Para você saber mais sobre essa história te convido a visitar a Casa da Memória, que fica abaixo da colina, pertencente ao cemitério.
Casa da Memória
Terça a domingo das 10h às 16h, para visitação
Localização: Rua XV de Novembro, 1.000 – Centro – Joinville – SC
Fone: (47) 3433-3732
Entrada Gratuita