Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Ceasa de Joinville terá feira Direto do Campo e doação de animais neste sábado

Ceasa de Joinville terá feira Direto do Campo e doação de animais neste sábado


Jhonatan Marques
31 de agosto de 2023
Ceasa de Joinville terá feira Direto do Campo e doação de animais neste sábado

Quem aprecia plantas de qualidade, produtos fresquinhos e quer prestigiar a agricultura familiar de Joinville e região pode visitar mais uma edição da Feira de Mudas Frutíferas e Ornamentais. Será neste sábado (2/9), das 9h às 17h, no Ceasa de Joinville (rua dos Bororós, 2415 – Distrito Industrial). A entrada e o estacionamento são gratuitos, com mais de 30 expositores da agricultura familiar e cerca de 20 empreendedores da Economia Solidária.

A feira é realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), com participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (CIDASC-SC), além do próprio CEASA-SC (Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina).

Na área de mudas de plantas ornamentais, há espécies para ambientes internos e externos, com preços a partir de R$ 10. Entre elas, ipês roxo e amarelo, caliandra rosa e vermelha, agave palito, palmeira rambo, quaresmeira roxa, cerejeiras, costela de adão, palmeiras, nozes e araçá. Também há opções de ornamentais nativas, como dedaleiro, bolão ouro, capororoca branca, ingá feijão e banana, angico branco, guabiju e café vermelho.

Para embelezar os jardins, as roseiras enxertadas trazem 14 tonalidades de cor, que vão desde as básicas brancas até as mais exóticas, como mescladas e azul prateada. Enquanto para os pomares, haverá diversidade de mudas de frutíferas enxertadas, também a partir de R$10. Na feira, o público poderá encontrar diferentes tipos de laranjas, tangerinas, limões, ameixas, pêssegos, pêssegos, maçãs, peras e uvas, além de mudas de kiwi, pitanga, mirtilo, manga, lichia, figo e amoras.

Vale destacar que as mudas frutíferas são comercializadas por viveiros inspecionados pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (SAR).

Do campo, para a mesa do consumidor

Na Feira Direto do Campo, o consumidor também vai encontrar produtos hortifruti fresquinhos, com preços acessíveis e comercializados diretamente pelos produtores de Joinville e região. Haverá venda de produtos orgânicos, agroecológicos e hidropônicos, como cenouras e morangos que estão em período de safra.

Os sabores da região também estarão presentes em produtos como banana e delícias derivadas da fruta, como doces, muss e petiscos, aipim congelado, mel e melado, além dos panificados como pães, cucas e bolachas.

Na praça de alimentação, os visitantes poderão fazer uma paradinha para saborear pastel com caldo de cana ou café e cuca.

Adoção de pets

Além de ser pet friendly, a Feira Direto do Campo vai realizar mais uma edição da feira de adoção do Centro de Bem Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville. Seis cães de grande porte atualmente acolhidos pelo CBEA estarão à espera de um novo lar.

Um deles é o Max, um American gigante e brincalhão que gosta muito de correr. Tem, ainda o tranquilo Groot, e a vitoriosa Frau, que estava perambulando pelas ruas bastante debilitada, ficou internada e, hoje, está recuperada e à espera da adoção responsável.

Os animais que estarão na feira de adoção são vacinados, castrados e microchipados. Além deles, outros cães encontram-se atualmente no CBEA e estão aptos a serem recebidos em um novo lar.

Voltar