Notícias

Uma Pequena Historia De Uma Grande Cidade


Disa Heit
6 de outubro de 2022
Uma Pequena Historia De Uma Grande Cidade

Uma Pequena História de Uma Grande Cidade

Antes de falarmos de príncipes e princesas, essas terras onde se localiza a cidade de Joinville, já existiram outros povo que moraram por aqui. Os primeiros foram os “homem-do-sambaqui”, índios tupis-guaranis e mais tarde, lá pelo século XVI, portugueses que vieram da região de São Paulo e da cidade vizinha, de São Francisco do Sul.

Em 1843, a Princesa Dona Francisca, filha de Dom Pedro I, se casou com o Príncipe de Joinville, Francisco Fernando Filipe Luís Maria( A Chica que casou com o Chico), que recebeu um dote de 25 léguas cúbicas. As terras iam do rio Cachoeira até a serra Dona Francisca. Do outro lado do rio moravam os Portugueses e os vizinhos Francisquenses.

Em 1848, o pai do Príncipe de Joinville, foi destronado da França e expulso do país (fofoca; o Rei era conhecido como o Rei Burguês, porque protegia os burgueses), com isso toda a família de Orleans foi morar na Inglaterra por consentimento da Rainha Vitória. Mas os novos moradores não poderiam viver às custas da Rainha, por isso tiveram que vender todos os bens, isso incluía as terras em Santa Catarina.

O Príncipe Joinville entregou as terras nas mãos de um administrador, o Senador Christian Mathias, que organizou a colônia que seria habitada por europeus. Em 1851, no dia 9 de março do mesmo ano, a barca Colón chegou ao local com 191 pessoas,( sendo alemães, suíços e noruegueses), e foi fundada a Colônia Dona Francisca. A população foi reforçada com a chegada da barca Emma & Louise, com mais 114 pessoas. Em 1852, foi decidido que, em homenagem ao Príncipe Francisco, ou melhor, mais chic!!! em francês; “François”, a cidade passaria a se chamar Joinville. (a origem da palavra Joinville é francesa e significa uma pequena vila, que é o caso da pequena Joinville na França).

Voltar