Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Fusão do Samba abrirá desfile de Carnaval de Joinville relembrando festas memoráveis

Fusão do Samba abrirá desfile de Carnaval de Joinville relembrando festas memoráveis


Jhonatan Marques
7 de fevereiro de 2023
Fusão do Samba abrirá desfile de Carnaval de Joinville relembrando festas memoráveis

A partir desta segunda-feira (6/2), a Prefeitura de Joinville inicia a divulgação de uma série de reportagens com o perfil das quatro Escolas de Samba que vão participar do desfile. Às 18h de sábado (11/2), inicia a concentração e, às 20h, ocorre a lavagem da avenida com o Afoxé Omilodê.

Na sequência, o Desfile das Escolas de Samba de Joinville começará com uma viagem a um passado recente: às 22h, a Associação Cultural e Recreativa Escola Fusão do Samba entrará na avenida Beira-rio relembrando sambas-enredo de três Carnavais inesquecíveis da década passada. É uma forma de a agremiação homenagear a tradição deste espetáculo popular em Joinville, relembrando ao público os temas de 2013, 2014 e 2015.

“Foram Carnavais que não esqueceremos, eles foram incríveis. Estes anos sem Desfile das Escolas de Samba levaram as pessoas a apagarem da memória que Joinville também é terra de Carnaval, que essa tradição existe, sim, e que desfiles lindos já foram feitos há pouco tempo”, afirma a presidente da Fusão do Samba, Enelir Machado.

O enredo “Fusão do Samba traz a Retrospectiva” relembra “O Circo – a alegria chegou na cidade”, “Mestre Ernesto Bateria Nota 10” e “A consciência negra volta a sorrir, valeu Zumbi!”, em composição de Elexandro Melo. Segundo Enelir, o primeiro garantirá o colorido da festa e lembrará da emoção principal do Carnaval, enquanto o último destacará a importância da história e cultura negra no Brasil.

A emoção fica por conta do trecho que relembra o samba-enredo de 2014, em homenagem ao Mestre Ernesto, o “Butiaquinho”. Ele tem mais de 50 anos de dedicação ao Carnaval de Joinville e São Francisco do Sul e, neste ano, será a última vez em que sairá à avenida como mestre de bateria. É uma tradição que se encerra – ainda que ele tenha fôlego para continuar desfilando por mais alguns anos, sem a responsabilidade de conduzir o grupo – mas com a esperança de novos carnavalescos que estão chegando.

“A escola tem muitas crianças, muitos filhos e netos de pessoas que participam do Carnaval de Joinville há muitos anos. É um desafio montar o desfile, trabalhar dia e noite por semanas, mas não vamos deixar essa história acabar”, garante Enelir.

Escola Fusão do Samba

Nome completo: Associação Cultural e Recreativa Escola Fusão do Samba
Data de fundação: 20 de novembro de 2007
Cores: verde e branco
Símbolo: Beija-flor
Enredo: “Fusão do Samba traz a Retrospectiva”, de Elexandro Melo.
Presidente: Enelir Catarina Cardoso Machado
Vice-presidente: Ezilda Vieira Mamede
Primeiro Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira: Paulo e Claudete
Rainha da escola: Jéssica Kellen da Silva
Rei da bateria: Felipe Sizerio Gonçalves
Madrinha da escola: Fabiane Oliveira
Mestre de Bateria: Ernesto Miranda Correia
Intérpretes do samba: Julio Cesar e Thales da Silva Vasconcellos
Integrantes: 300
Alas: 7
Alegorias: 1

Voltar