Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Joinville anuncia que cidade receberá parque fabril de gigante mundial da tecnologia

Joinville anuncia que cidade receberá parque fabril de gigante mundial da tecnologia


Jhonatan Marques
21 de junho de 2024
Joinville anuncia que cidade receberá parque fabril de gigante mundial da tecnologia

Na manhã desta quinta-feira (20), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, cumpriu agenda de compromissos em Joinville. Durante o encontro com empresários na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o prefeito Adriano Silva anunciou a instalação do parque fabril da TP-Link no município.

“A TP-Link chegando no município é uma grande conquista, afinal nós estamos falando de uma das maiores empresas do mundo de tecnologia. A expectativa deles é gerar cerca de 800 empregos entre diretos e indiretos”, explica o prefeito.

Com o funcionamento pleno da nova planta, a expectativa é de um incremento de aproximadamente 1% no Produto Interno Bruto (PIB) do município.

Para isso, a Prefeitura de Joinville e a empresa multinacional de tecnologia TP-Link International Shenzhen Co. Ltd. firmaram um Protocolo de Intenções para instalação de novo complexo na cidade, que será o primeiro da multinacional no Brasil.

As negociações ocorrem desde janeiro deste ano, quando executivos da TP-Link participaram de uma reunião com o prefeito Adriano Silva e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), William Escher. A partir de então, a negociação teve continuidade.

Sobre a TP-Link

A TP-Link foi fundada em 1996, na China. Está presente em 120 países e é responsável pelo desenvolvimento, produção e venda de produtos de tecnologia para os mercados doméstico e corporativo, com modems, switches, roteadores, access points, adaptadores, entre outros.

A empresa possui dois grandes centros de manufatura e nove fábricas, além de outras unidades de apoio na Ásia. Além disso, possui escritórios comerciais e centros logísticos em diversos países. Emprega mais de 20 mil colaboradores e comercializa cerca de 180 milhões de produtos por ano. Em nível mundial, detém cerca de 42% do total do mercado.

Entidades apresentam demandas

Ainda no encontro com o Conselho de Entidades e a Prefeitura, o vice-presidente Geraldo Alckmin ouviu as demandas das associações.

A ACIJ falou sobre a Reforma Administrativa; o controle dos gastos públicos; a criação do Conselho de Gestão Financeira; e agradeceu pela iniciativa do PL 2/2024 e a sanção da Lei Ordinária 14.871, que tratam da Depreciação Acelerada.

Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ressaltou a importância para o comércio e produção local que as compras internacionais passem a ter a cobrança do Imposto de Importação.

A Associação de Joinville e Região de Pequenos, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme) levantou questionamentos sobre o Simples Nacional e a extinção do sublimite.

A Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac) reforçou a importância da segurança jurídica e a necessidade de não retroagir em termos de Reforma Trabalhista e Inovações Tributárias.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) lembrou das pautas históricas da federação e pediu prioridade para aprovação da atualização do projeto da duplicação da BR-280; aprovação da repactuação da concessão da BR-101 contemplando as obras pleiteadas por Joinville; e licenciamento ambiental da dragagem do Porto Itapoá.

O prefeito Adriano Silva falou sobre Joinville, com foco nas ações que visam a desburocratização para facilitar a abertura de empresas e desenvolvimento do setor econômico, que refletem na geração de emprego. Outro ponto apresentado foram as iniciativas na área da Educação.

O primeiro compromisso do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin em Joinville, foi na abertura do 16° Encontro Nacional de Ferramentarias, na sede do Ágora Tech Park, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais. O Coral Juvenil Arte Maior participou do evento com a execução do Hino Nacional Brasileiro e de um medley de canções nacionais.

Durante a cerimônia, o prefeito de Joinville Adriano Silva sancionou a Lei 9.661, proposta pelo vereador Neto Petters, que reconhece a Utilidade Pública Municipal da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer). Ainda na agenda, visitaram a Ferramentaria JN, que fica no bairro Iririú, em Joinville.

Joinville terá projeto social Padaria Artesanal

Lu Alckmin, esposa do vice-presidente, também esteve em Joinville. Ela lançou o projeto social Padaria Artesanal, que tem o objetivo de promover o empreendedorismo e a inclusão produtiva por meio da capacitação de pessoas na área da panificação. A vice-prefeita Rejane Gambin e a primeira-dama Bianca Mazon Silva acompanharam a agenda.

Em Santa Catarina, Joinville é o primeiro município a receber a iniciativa, que será realizada na Paróquia São João Batista, no bairro Jardim Iririú. De acordo com o padre Anderson Pitz, o projeto é um instrumento para qualificar a comunidade, proporcionando uma fonte de renda e a possibilidade de multiplicar conhecimentos com mais pessoas.

“Recebemos o projeto com grande alegria no coração, por podermos ajudar mais pessoas e, sobretudo, qualificar e dar a oportunidade para que possam ter renda, melhorar sua autoestima e abrir portas para uma profissão. Mais do que dar o peixe, o importante é ensinar a pescar”, afirma o religioso..

O projeto Padaria Artesanal é gratuito e aberto à comunidade. A formação tem carga horária de oito horas. As aulas terão início no mês de julho e serão ministradas quinzenalmente. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente na Paróquia São João Batista.

Após o lançamento, a comitiva esteve na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil onde conheceram a estrutura da única escola do Bolshoi fora da Rússia e assistiram a uma apresentação artística, com 25 bailarinos.

Na sequência, ocorreu uma visita ao Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, onde a comitiva foi presenteada com a apresentação da Orquestra de Percussão, que neste ano realizará a primeira turnê internacional, com concertos na Suíça, Holanda e Alemanha.

Para encerrar a agenda, visitaram a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, da Associação de Voluntários da Maternidade Darcy Vargas.

Voltar