Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Joinville autoriza início das obras do Palácio das Orquídeas

Joinville autoriza início das obras do Palácio das Orquídeas


Jhonatan Marques
23 de abril de 2024
Joinville autoriza início das obras do Palácio das Orquídeas

Um palácio para conhecer, apreciar e estudar um dos símbolos de Joinville: a orquídea. Esse é mais um dos investimentos que a Prefeitura de Joinville começa a construir no município a partir desta segunda-feira (22), com a assinatura e entrega da Ordem de Serviço que autoriza o início das obras do Palácio das Orquídeas.

A estrutura será construída em um terreno próximo à Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke e à Unidade de Desenvolvimento Rural, no início da SC-418, em Pirabeiraba. Além de ser uma área para visitação turística, o complexo vai abrigar um laboratório de botânica, que poderá ser usado pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. O entorno do Palácio terá uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, que contará com paisagismo e ajardinamento.

“O início da obra representa um sonho pensado e planejado durante um jantar que tive dentro da AJAO. Lá eu vi a importância dessa associação que mantém a cultura e o cultivo da orquídea. Com certeza essa obra vai significar muito para o turismo, não apenas regional, mas nacional e internacional. Para o joinvilense, será um grande parque de lazer, com gastronomia e uma espelho d’água para as crianças brincarem. E para a nossa Escola Agrícola, teremos um laboratório para que os alunos aprendam a cultivar as orquídeas”, afirma o prefeito Adriano Silva.

“Essa é a realização de um grande sonho. O sonho de dar um presente para Joinville e que mostre para todos os visitantes a nossa paixão pelas orquídeas. O Palácio, além de ser um grande instrumento turístico, vai reverenciar essa tradição e vai ensinar para as próximas gerações que isso é muito importante para a nossa cultura e para a nossa cidade”, destaca a vice-prefeita Rejane Gambin.

O investimento da Prefeitura de Joinville na construção será de R$ 13,2 milhões e a empresa vencedora da licitação foi a LL Soluções e Serviços Ltda. Apenas em estrutura metálica são cerca de 141,6 toneladas e 1,4 mil metros quadrados de vidros, além de 1,2 mil metros cúbicos de concreto.

“O Palácio das Orquídeas vem para coroar esse trabalho que a AJAO vem fazendo por mais de 85 anos, já se programando para o centenário. O joinvilense merece um local apropriado para mostrar as belezas que a gente tem no dia a dia “, comenta o presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas, Jacson Zandonai.

Projeto referencia prédio histórico de Joinville

O projeto do Palácio das Orquídeas foi elaborado pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) de Joinville e teve como referência a arquitetura do Museu Nacional de Imigração e Colonização. As equipes buscaram inspiração no edifício que é icônico de Joinville e ainda não havia sido referenciado em nenhuma obra de arquitetura.

O projeto do Palácio das Orquídeas tem como referência a arquitetura colonial francesa de séculos passados, que será percebida em linhas, arcos e curvas. Com a contemporaneidade, foi possível projetar uma área para contemplação, mas também para estudo que vai garantir a preservação e desenvolvimento das plantas.

O prédio contempla sistema para irrigação, com controle para cada flor que estará em exposição, sistemas de ventilação natural para que o prédio tenha temperatura amena para o desenvolvimento das flores, com conforto para a visitação.

Voltar