Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Joinville; O Maior Polo Industrial de Santa Catarina

Joinville; O Maior Polo Industrial de Santa Catarina


Disa Heit
25 de maio de 2023
Joinville; O Maior Polo Industrial de Santa Catarina

Olá amigo da 89FM, que bom encontrar você por aqui!

 

Em qualquer cidade que estivermos em Santa Catarina e falarmos que somos ou moramos em Joinville, certamente levaremos a entender que moramos na maior cidade industrial do Estado. É com essa pegada que quero te levar a conhecer as primeiras indústrias da nossa cidade. Te segura ai! Que lá vamos nós!

O primeiro estabelecimento industrial erguido em Santa Catarina teve origem na Colônia Dona Francisco. Em 1856, o Príncipe de Joinville investiu numa serraria nas que fornecia madeira para o Rio de Janeiro. O príncipe, que morava na França, decidiu se desfazer da empresa pouco antes da proclamação da República no Brasil, em 1889.

Mesmo sendo uma empresa rica, patrocinada pela nobreza, o que fez a diferença mesmo foi a chegada dos imigrantes nas nossas terras.

Os imigrantes partiam em busca de oportunidades, sentindo a crise profunda vivida em seus países de origem. Não havia nobres entre eles, mas muitos agricultores e tecelões, além de alguns técnicos da indústria europeia. 

Em 1881, o primeiro setor a tomar forma foi o têxtil e de confecções, empresa como Döhler, fundada pelo imigrante alemão Carl Göttlieb Döhler, hoje é uma das  líderes no mercado em que atua. Logo em seguida, a família Schneider abre uma loja de ferragens e ferramentas, a Casa do Aço, que mais tarde daria origem à Ciser.

Em 1898, onze anos mais tarde, com a economia engatinhando, é o momento da fundação da oficina de Frederico Birckholz, embrião da Fundição Tupy.

É difícil descrever sobre todas essas empresas, mostrando a competência e a importância que cada uma teve, as que existem ainda tem, na nossa cidade. Por isso coloquei abaixo a cronologia do tempo e o nome das principais  empresas que fizeram a diferença em Joinville. 

 

Fundiçao Tupy1 898

 

1907 – Fundação da Lepper

1910 – Fundação do Moinho

1922- Fundação do Laboratório Catarinense

1932 – Fundação da Schmidt Wetzel & Cia

1941 – Fundação da Tigre

1946 – Fundação da Busscar

1948 – Fundação da Douat

1950 –  Fundação da Consul

1955 – Fundação da Metalúrgica Duque

1958 – Fundação da Docol

1961 – Fundação da Termotécnica

1963 – Fundação da Schulz

1967 – Fundação da Gidion

1971 – Fundação da Embraco

Que legal que você esteve até aqui comigo! Obrigada e até breve! 

Voltar