Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Joinville oferece capacitação gratuita para produtores rurais em diversas áreas

Joinville oferece capacitação gratuita para produtores rurais em diversas áreas


Jhonatan Marques
10 de julho de 2023
Joinville oferece capacitação gratuita para produtores rurais em diversas áreas

Produtores e trabalhadores rurais de Joinville podem participar dos cursos gratuitos que fazem parte do programa “Cultivando o Saber”, realizados pela Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), em parceria com o Sindicato Rural de Joinville, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina (SENAR/SC).

A primeira edição da capacitação, no mês de julho, foi realizada na quinta-feira (6/7), na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba, e teve como tema central a emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Mensalmente, diferentes temas são ministrados, entre eles administração rural, apicultura, segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos, conservação do solo, panificação, cultivo de hortaliças, boas práticas de manipulação de alimentos em agroindústrias, entre outros.

Recorrente na programação, o curso de emissão de Nota Fiscal Eletrônica do produtor rural atrai os agricultores e profissionais que realizam diferentes atividades no setor.

O curso é formatado em dois módulos. O primeiro, é mais didático e explica sobre mudanças do cenário agrícola em relação à migração da NF de papel para a eletrônica, como o produtor precisa se adaptar tecnologicamente, as necessidades de estrutura e logística.

Na segunda parte, os alunos entram na parte prática e aprendem a trabalhar no sistema e emitir o documento, utilizando um site de treinamento disponibilizado pelo Sistema de Administração Tributária (SAT) da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.

De acordo com a instrutora do Senar, Marinei Balbinot, embora o sistema de NF Eletrônica já tenha sido implantado em 2018, grande parte dos produtores rurais continua utilizando o modelo de notas fiscais de papel.

Inicialmente, a migração para o sistema eletrônico deveria ser concluído até o dia 1o de julho de 2023. No entanto, devido a dificuldades encontradas por agricultores em algumas regiões do Estado, o prazo foi prorrogado para o dia 1o de maio de 2024. Até lá, todos os produtores rurais deverão utilizar a nova ferramenta.

“O curso é fundamental e, apesar de ter apenas um dia de duração, é muito esclarecedor. Abordamos a questão da nota fiscal, a tributação que incide sobre ela e também a questão da aposentadoria especial. É bem didático e acessível e, mesmo os que têm facilidade com a internet, estão participando do curso”, afirma Marinei.

Agilidade e autonomia

Há três décadas na agricultura, Irene Braun, de Pirabeiraba, trabalha há cinco anos com o cultivo e beneficiamento de aipim.

Desde 2018, a família da produtora rural já adotou o sistema de Nota Fiscal Eletrônica e a tarefa administrativa é de responsabilidade do filho, que também trabalha no negócio da família. No entanto, para ter mais autonomia e agilidade no trabalho diário, a produtora rural também faz questão de aprender a operar o sistema e, para isso, participou do curso.

“Gosto de fazer as coisas antecipadas e certinhas, então agora vim fazer o curso para saber fazer sozinha”, conta a produtora.

Agenda de julho

Ainda no mês de julho, outros cursos gratuitos do Projeto Cultivando o Saber serão realizados pela Prefeitura de Joinville, em parceria com o Senar.

Podem participar pessoas a partir de 18 anos que residam ou trabalhem na área rural de Joinville. As inscrições devem ser feitas telefone (47) 99250-8206. As aulas serão ministradas das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.

Confira a agenda:

Inseminação Artificial em Bovinos
Data: 17, 18, 19 e 20 de julho (segunda, terça, quarta e quinta-feira)
Local: Fazenda Chaparral (Estrada Alvino Souza do Nascimento, 4520 – Ribeirão do Cubatão)

Cultivo de Plantas Medicinais
Data: 14 e 17 de julho (sexta e segunda-feira)
Local: Sala de Cursos da Unidade de Desenvolvimento Rural (Rodovia SC 418, 271 – Pirabeiraba)

Boas Práticas de Manipulação de Alimento sem Agroindústrias
Data: 18 e 19 de julho (terça e quarta -feira)
Local: Sala de Cursos da Unidade de Desenvolvimento Rural 25 de Julho (Rodovia SC 418, 271 – Pirabeiraba)

Oleicultura Básica
Data: 31 de julho e 1o de agosto (segunda e terça-feira)
Local: Paróquia São Miguel Arcanjo (rua Paulo Roberto Anastácio, 1.170-Paranaguamirim)

Voltar