Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Plataforma Visite Joinville Virtual usa realidade virtual para apresentar atrativos turísticos da cidade

Plataforma Visite Joinville Virtual usa realidade virtual para apresentar atrativos turísticos da cidade


Jhonatan Marques
10 de junho de 2024
Plataforma Visite Joinville Virtual usa realidade virtual para apresentar atrativos turísticos da cidade

Joinville conquista cada vez mais visibilidade no cenário turístico nacional impulsionada por uma série de iniciativas que fortalecem a imagem da cidade como destino.

Entre as diversas estratégias, o uso da realidade virtual é um dos recursos tecnológicos utilizados para divulgar Joinville e seus atrativos.

Uma dessas ferramentas é a plataforma www.visitejoinvillevirtual.com.br que possibilita às pessoas conhecerem virtualmente os atrativos e pontos turísticos da cidade.

Ao acessar a plataforma, o visitante é recepcionado pela “Jô”, a assistente virtual criada para ajudar turistas e moradores a conhecer a aproveitar o que a cidade oferece. Na página principal da plataforma, o visitante encontra ícones que apresentam a história de Joinville, seus atrativos culturais e rurais, parques e áreas verdes, atrativos da área náutica, rotas turísticas, opções de gastronomia e cervejarias, hospedagem e eventos.

A partir daí, o visitante inicia a sua imersão por diversas paisagens e locais emblemáticos de Joinville, como a Escola do Teatro Bolshoi, o Pórtico e o Moinho da Rua XV de Novembro, Estrada Bonita, Rotas e Atrativos do turismo rural, Parque Porta do Mar, Rota das Flores, Trilha do Patrimônio, Vigorelli, entre outros.

A apresentação desses atrativos é outro diferencial da plataforma. Em cada ícone, guias de turismo virtuais contam a história, falam sobre a localização do atrativo e orientam o usuário a como buscar mais informações.

Depois de ser recepcionado por avatares, o visitante pode explorar o local clicando nas imagens tridimensionais com vistas terrestres e aéreas.

Ainda na plataforma, existem links para as redes sociais e portal Visite Joinville, links de atendimento via WhatsApp para informações turísticas e para o Google Maps.

Em outra função interativa, o usuário pode contribuir para o desenvolvimento do turismo da cidade, respondendo à pesquisa que ajuda o município a conhecer o perfil do seu visitante e a avaliação sobre sua experiência em Joinville.

Sucesso de público e navegabilidade

Idealizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, a plataforma Visite Joinville Virtual está disponível em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e alemão) e também em libras.

Desde o seu lançamento, em outubro de 2023, a ferramenta vem alcançando números expressivos de cliques por acesso, o que demonstra o elevado interesse que o conteúdo desperta em seus usuários.

“Em um site comum, a média é em torno de 10 cliques por acesso. Já na plataforma Visite Joinville Virtual a média de eventos fica em torno de 50 cliques. A grande quantidade de conteúdo, a possibilidade de visualizar as imagens de diferentes locais, o interesse em conferir se os avatares falam nos quatro idiomas, elevam a quantidade de cliques e também o tempo de permanência do visitante na plataforma”, explica Maikon Machado, proprietário da Briller Inteligência Virtual, empresa de Joinville responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Totens interativos e óculos de realidade virtual

A plataforma Visite Joinville Virtual também pode ser acessada nos totens instalados em quatro pontos estratégicos: no Pórtico da Rua XV de Novembro, onde funciona uma Central de Atendimento ao Turista (CAT) da Prefeitura de Joinville, no Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), no aeroporto Lauro Carneiro de Loyola e na Casa Krüger, um dos pontos de referência do turismo rural, em Pirabeiraba.

Já nas feiras e eventos de turismo realizados em diferentes locais do país, o público pode conhecer Joinville acessando a plataforma com uso dos óculos de realidade virtual.

Além da promoção ao turismo, a plataforma Visite Joinville Virtual também é utilizada como ferramenta de ensino em escolas da cidade. O conteúdo da plataforma pode ajudar em disciplinas como história, geografia e, até mesmo, idiomas.

Voltar