Prefeitura de Joinville avança nas obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana
Jay Alan
4 de maio de 2023
Com cerca de 30% dos trabalhos executados e de acordo com o cronograma elaborado, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), avança nas obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana.
Na etapa atual, ocorre a execução da drenagem na rua Copacabana, na extensão entre as ruas Schiler e Olaria. Para a execução das obras, há trechos da rua que ficam em meia pista.
De acordo com a programação da Seinfra, durante o mês de maio será concluída a rede de drenagem e a implantação das galerias na rua Francisco Alves. Na sequência ocorre a colocação da capa asfáltica.
Já nas ruas Sorocaba e Antônio Bernardo Tromm, as obras de macrodrenagem e pavimentação asfáltica estão concluídas.
Até o mês de fevereiro, o investimento da Prefeitura de Joinville nas obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana foi de R$ 3.017.276,25. O prazo para conclusão do projeto é março de 2024.
No dia 5 de maio (sexta-feira), às 14h, no auditório da Gidion Transporte e Turismo (rua Copacabana, 1308 – Floresta), a Seinfra realiza mais uma reunião com a comunidade do bairro, com o objetivo de compartilhar informações sobre o andamento das obras do Eixo Copacabana. Essas reuniões ocorrem rotineiramente para manter a comunidade informada sobre as etapas em execução.
Modernização do sistema de abastecimento de água
Além das melhorias em drenagem e pavimentação realizadas pela Seinfra, a Companhia Águas de Joinville também está realizando a modernização na infraestrutura do sistema de abastecimento tanto na rua Copacabana, quanto nas laterais, entre as ruas Schiler e a Ibirapuera. A tubulação está sendo instalada nas calçadas, com objetivo de minimizar o impacto durante as intervenções necessárias no sistema de abastecimento e evitar danos no pavimento.
Outra ação que está sendo realizada e que integra o plano de redução de perdas de água é a troca dos ramais, que na prática é a substituição da tubulação que leva água da rua até a unidade consumidora. Até o momento, cerca de 220 foram substituídos por novos em material mais resistente fabricado com polietileno de alta densidade.
Foram instalados também 74 registros de manobra e três novos pontos de macromedição nessa região, que trarão melhorias para o abastecimento local.
“Os registros de manobra nos permitem isolar um trecho menor durante um reparo na rede, causando menos impacto aos moradores, e a macromedição possibilita medir o volume de água em diferentes pontos da rede”, explica Sidney Marques de Oliveira Júnior, diretor-presidente da Companhia.
Cerca de 80% das intervenções necessárias para o Eixo Copacabana relacionadas à rede de água foram finalizadas. Entre as melhorias que ainda serão realizadas, estão a substituição de uma tubulação na rua Schiler, para ampliação da rede de água, um entroncamento na rua Farroupilha, para conectar a rede nova à já existente no local e a substituição de 75 ramais.