Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Prefeitura de Joinville oferece curso gratuito de língua portuguesa para estrangeiros

Prefeitura de Joinville oferece curso gratuito de língua portuguesa para estrangeiros


Jhonatan Marques
7 de março de 2023
Prefeitura de Joinville oferece curso gratuito de língua portuguesa para estrangeiros

Os imigrantes que moram em Joinville e têm dificuldade para se comunicar em razão da diferença de idiomas podem se inscrever gratuitamente para participar do curso de Língua Portuguesa oferecido pela Secretaria de Educação. As aulas já começaram e as inscrições ainda estão abertas, com aproximadamente 70 vagas.

São oferecidos dois níveis de curso: o módulo um, voltado para os iniciantes; e o módulo dois, para quem já cursou o primeiro e quer dar continuidade aos estudos. Cada um deles tem 80 horas de aulas, durante um semestre, com direito a certificado de conclusão para quem cumprir a carga horária.

Pode se inscrever qualquer aluno a partir de 15 anos e de qualquer nacionalidade. A matrícula deve ser feita presencialmente em um dos polos existentes na cidade. Os documentos necessários podem ser acessados no site da prefeitura (bit.ly/cursoPortuguesEstrangeiros).

Atualmente, são 20 vagas na Escola de Jovens e Adultos, 20 vagas na Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara e 30 vagas na Escola Municipal Professora Laura Andrade. A Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi já está com as vagas esgotadas.

“Saber se comunicar é uma abertura de portas para os imigrantes que chegam a nossa cidade. A partir do conhecimento da Língua Portuguesa, eles se sentem mais acolhidos, conseguem acessar vários tipos de serviços, além de ter mais oportunidades de emprego”, explica Deyze Faust, gerente de Apoio à Aprendizagem.

O curso de Língua Portuguesa para estrangeiros foi criado no ano passado. Desde o início, 146 estrangeiros se formaram e conquistaram o certificado de conclusão.

Família venezuelana busca aulas para aprender português

O venezuelano Marvin Perez, de 38 anos, trabalha com serviços gerais na escola Rosa Maria Berezoski Demarchi e foi um dos alunos da primeira turma do curso, no ano passado. Ao lado da esposa, ele buscou as aulas para aprender melhor o novo idioma e conseguir mais oportunidades na vida em um novo país.

“O curso foi muito importante porque nossos idiomas têm muitas palavras e significados diferentes. Foram aulas dinâmicas, com exemplos práticos da vida diária, o que tornava o aprendizado ainda melhor. Além disso, o curso dá um certificado que abre portas para os imigrantes buscarem a profissionalização”, conta Marvin.

Já durante o curso, o venezuelano percebeu na prática o impacto das aulas de Língua Portuguesa, ao conseguir ser aprovado nos testes e emitir a carteira de motorista. Neste ano, a mãe, a irmã e o cunhado de Marvin chegaram da Venezuela e também já se matricularam para participar das aulas.

Voltar