Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Saúde de Joinville recebe visita técnica do Ministério da Saúde

Saúde de Joinville recebe visita técnica do Ministério da Saúde


Jhonatan Marques
15 de março de 2024
Saúde de Joinville recebe visita técnica do Ministério da Saúde

Entre os dias 12 e 14 de março, técnicos do Ministério da Saúde acompanharam os trabalhos da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Joinville para analisar as ações de prevenção, combate e tratamento da dengue na cidade. Na tarde desta quinta-feira (14), um evento reuniu técnicos e gestores municipais, estaduais e do Ministério para discutir as impressões da visita.

Participaram do encontro com os técnicos do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) do Ministério da Saúde a vice-prefeita Rejane Gambin; a secretária estadual da Saúde, Carmen Zanotto; a secretária da Saúde da Prefeitura de Joinville, Tânia Eberhardt; além de secretários da Saúde de cidades da região Nordeste do Estado.

Durante a apresentação, os profissionais do Ministério da Saúde exaltaram a importância e eficiência de iniciativas de Joinville, como o Monitora Dengue, serviço que acompanha pacientes com dengue por meio de telemedicina, e ressaltaram que o caso deve ser apresentado como exemplo em outras regiões do País.

Os técnicos federais também destacaram o fato de Joinville ter um plano de contingência contra a doença, além da qualidade das estruturas físicas das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do município e o atendimento à dengue nas 54 unidades da atenção básica. A Central de Hidratação e as Unidades Sentinela também foram elogiadas durante a análise de resultados.

Além de evidenciar iniciativas, os profissionais do Ministério trouxeram informações sobre atualizações de fluxos e protocolos. Todas as informações serão reforçadas aos trabalhadores da Secretaria da Saúde de Joinville a partir de orientações dos gestores e treinamentos.

“A união dos nossos times e a participação da população são fatores fundamentais para o combate à dengue. Precisamos continuar atuando nos pilares de prevenção, tecnologia, educação e assistência do nosso Plano Joinville Contra a Dengue, que foi destacado pelos técnicos do Ministério”, afirma a vice-prefeita Rejane Gambin.

A Secretária de Estado da Saúde ressaltou que questões climáticas impactam na proliferação do mosquito e que, ao entrar na décima semana de casos, a expectativa de Santa Catarina é de que os números possam mostrar melhoras como no Distrito Federal e em Minas Gerais. “Dobramos o número de casos, mas não o de mortes. Temos que avaliar constantemente nosso trabalho e fazer ajustes”, complementou.

Voltar