A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville informou que, devido a circunstâncias imprevistas, a edição especial do Stammtisch, que celebraria os 200 anos da imigração alemã no Brasil, foi cancelada.
O evento, programado para ocorrer na rua Max Colin no dia 27 de julho, visava celebrar a rica herança cultural deixada pelos primeiros imigrantes alemães que chegaram ao Brasil em 25 de julho de 1824. A CDL Joinville lamentou qualquer inconveniente causado pelo cancelamento em nota oficial.
Apesar do cancelamento desta edição, o tradicional Stammtisch de outubro está confirmado e ocorrerá no dia 19 de outubro na rua Visconde de Taunay, marcando sua 14ª edição.
Além disso, as demais programações organizadas pelo Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), Sociedade Cultural Alemã e Grupo de Cultura do Comitê das Cidades Irmãs de Joinville para a comemoração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil permanecem inalteradas.
Neste domingo, 7 de julho, está prevista uma edição especial do Domingos Musicais na Casa da Memória. Na segunda-feira, 8 de julho, haverá uma tarde de conversação em língua alemã no Cemitério dos Imigrantes.
No dia do bicentenário, 25 de julho, haverá um concerto alusivo na Sociedade Cultural Lírica. No dia 27 de julho, uma edição do Sábado da Imigração ocorrerá com várias atividades culturais e gastronômicas no Restaurante Rheinkeller.
O Festival de Ópera, encerrando as comemorações, acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto na Harmonia Lyra.