Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Visite o Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville

Visite o Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville


Disa Heit
16 de março de 2023
Visite o Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville

Olá amigo da 89FM, que ótimo que você está aqui comigo!

Receber essa missão de mostrar através de palavras escritas os pontos históricos de Joinville, vai ser um prazer pra mim. Vamos embarcar juntos nesses conhecimentos que eu tenho certeza que você vai amar e também vai começar a olhar com outros olhos, os nossos tesouros.

No texto passado resumi a história de Joinville com os fatos mais relevantes, para  que  você pudesse entender,  o que mais importa desde o início da nossa colonização. E continuando com essa facilidade na história, vamos começar pelo Casarão de Joinville, mais conhecido por Museu Nacional de Imigração e Colonização, essa história faz parte da continuação da colonização da nossa cidade Joinville.

Em 1865 o Príncipe de Joinville entrega suas terras a serem administradas pelo Sr. Frederico Bruestlein, que acabou  adquirindo um terreno , que hoje é o Museu Nacional de Imigração e Colonização e a Rua das Palmeiras. Naquela época não existia a Rua Rio Branco ( a rua que fica em frente ao museu). Como o Sr. Frederico queria fazer bonito, mandou trazer do Rio de Janeiro as palmeiras reais, as mesmas que tem no Jardim Botânico, que por sua vez, foram trazidas de Portugal por Dom João VI( pai de Dom Pedro I).  

Frederico constrói o Casarão, com o objetivo de ser a administração dos bens do Príncipe de Joinville e também a sede administrativa da Colônia Dona Francisca. O padrão de arquitetura, era o que tinha de mais moderno na época. O Casarão foi inspirado nas casas da burguesia de Paris.

O Sr. Frederico morou com a sua família até 1911, depois  da sua morte, vieram outros representantes dos herdeiros do Príncipe de Joinville, que também viveram no casarão com os seus familiares  até 1957. 

Somente  em 1961, que temos o Museu como ele é hoje um lugar com visita ao passado e protegido por uma instituição que foi criada para tratar de imigração no sul do país. Assim, encontra-se inscrito no Roteiro Nacional de Imigração (IPHAN/MINC), projeto de pesquisa e preservação do patrimônio cultural das comunidades descendentes de imigrantes (alemães, italianos, poloneses, ucranianos, entre outros).

Te convido para conhecer melhor nossa história, que além do Casarão, há exposição do Galpão de Tecnologia, Galpão dos transportes e a Casa Enxaimel, tudo para deixar o acervo mais rico e contando com mais detalhes as nossas histórias.

Visite o Museu Nacional de Imigração e Colonização

Endereço: R. Rio Branco, 229 – Centro, Joinville – SC

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 16h.

Valor: gratuito.

Voltar